Como organizar nosso tempo!
Gestão de tempo para mulheres atarefadas
Se você respondeu SIM, parabéns, se NÃO, não se preocupe, tem solução.
Quantas vezes ouvimos a seguinte frase: “Meu dia deveria ter mais 24 horas”, isto nada mais é do que falta de organização e gerenciamento do tempo. Então, o fato é que você só terá 24 horas do seu dia, e nada muda isto, e sim é sua atitude que deve mudar.
Ter escolhido ser empreendedora, profissional liberal ou empresária em uma empresa, não exonera você em outras áreas,tais como, mãe, mulher, dona de casa, e exercer todas estas funções com excelência, 24 horas podem parecer que são poucas, mas não, você precisa é gerenciar melhor seu tempo.
A falta de organização e gerenciamento de tempo, afetará de alguma forma negativa sua vida profissional e pessoal, isto é fato, a bagunça passa uma mensagem ruim.
No profissional, tanto para empregada, empresária ou profissional liberal, somos constantemente avaliadas, e a mensagem que você passa para outras pessoas será determinante na hora de ser promovida, gerenciar um novo projeto, ganhar ou não um cliente. As pessoas prejulgam de tal maneira: um escritório, mesa bagunçada e desorganizada levam as pessoas a acharem que você é também desorganizada e bagunçada. E ninguém quer seu projeto ou trabalho nas mãos de alguém que não passe a mensagem de confiabilidade, que entregará no prazo e com excelência. Independente se você for um expert no assunto a primeira impressão é a que fica.
Em algum momento a falta de organização afetará em sua produtividade, motivação, estado de espírito, imagem profissional, relacionamentos. E nesta hora o argumento de que é capaz de fazer muitas coisas ao mesmo tempo vem abaixo. Você pode até tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas no fundo nunca fará tudo com 100% de eficiência, você vai falhar.
Alguns fatores levam a desorganização no trabalho:
- Não priorizar.
- Não usar as ferramentas corretas (arquivos, agendas, etc.).
- Não ter motivação.
- Não saber qual sistema de organização que funcione melhor.
- Misturar pessoal com profissional.
- Não ter ajuda ou saber delegar tarefas.
Avalie :
- Sou desorganizada.
- Meu chefe é desorganizado.
- Meus colegas são desorganizados.
- Minha empresa é uma bagunça.
E se você se identificou com algum dos fatores e se encaixou em algumas das avaliações, então é a hora de tomar uma atitude para mudar esta situação, antes que você entre no sinal vermelho.
Uffaaaaa.. desmotivador né?
Mas lembram que falei no inicio que tem solução??
Então, quero sugerir um exercício ou desafio:
Separe 15 minutos do seu dia, cronometre e faça o seguinte:
Pegue uma folha, anote tudo que tem que ser feito em um dia. Feito isto, pegue outra folha , divida em três colunas:
Importante – Urgente – Circunstancial
Das suas anotações vá fazendo a divisão dos assuntos, seja bem seletiva. Com base nesta lista crie seu cronograma nesta ordem: Importante, Urgente e Circunstancial. Tente seguir a lista, no inicio não é fácil, mas tente. Nosso cérebro precisa de 21 dias para se adaptar à algo novo, então se não conseguir de cara, persista.
Algumas de vocês já devem ter ouvido falar nesta teoria, me baseei na Tríade do tempo, existem outros métodos que no decorrer de outros posts vou passar para vocês, mas este achei o mais fácil.
Nos próximos posts vou dar outras dicas de organização e como implantar na rotina de vocês um método que realmente funcione.
Espero que vocês tenham gostado e aguardo comentários e sugestões do que querem saber sobre organização.
ORGANIZEM – SE!
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