Como fazer uma lista de compras de mês! Dicas da Bbel!
Você detesta ouvir, quando está na mesa do jantar: Dna acabou o café. Você se sente a última das mulheres, péssima dona de casa.
Apenas estas três palavras: acabou o café, são suficientes para lhe tirar o bom humor. Todos lhe dão uma olhadinha de lado.
Minha lista de compras de mês.
1. Na primeira coluna temos o estoque: quantidade de ingredientes e material de limpeza gastos em um mês em sua casa e em que embalagem é comprada.
2. Na segunda coluna temos os ingredientes: tipo de produto e suas características.
3. Na terceira coluna anote a marca de sua preferência;
4. Nas outras colunas marcamos o nome de um mês em cada.
Personalizando a lista
Em primeiro lugar, analise:
• Se existe algum ingrediente que você não usa e tire-o da lista.
• Acrescente algum ingrediente que você sabe que vai usar e eventualmente não está na lista
Em segundo lugar analise as quantidades:
• Se você não tem noção de quantidade, compre o que lhe recomendamos.
• Se você souber mais ou menos o que se usa em sua casa, ajustes as quantidades.
Em terceiro lugar coloque a marca que você aprecia:
• Se você não sabe qual marca comprar pergunte para sua mãe ou sogra, ou alguém que tenha experiência em administração do lar.
Iniciando a compra por sua lista
No primeiro mês compra-se o estoque inteiro e arrumam-se os ingredientes nas prateleiras destinadas para isto, na ordem de sua lista.
• Em uma prateleira colocam-se tudo o que são ingredientes salgados.
• Em outra os ingredientes doces e os matinais.
• E em outra ainda, os materiais de limpeza. Não se esqueça que este local deve ser trancado e nele só se guardam ingredientes fechados.
Se você tem mais do que uma funcionária, distribua o material de limpeza como lhe ensinamos em arrumação de despensa. Aí também explicamos como se conversa com a funcionária para que ela saiba como agir durante o mês se algum ingrediente for comprado em quantidade inferior à necessária em sua casa.
Repondo o estoque no mês subsequente
Com a lista em mãos:
• Olhe para a prateleira que está arrumada na mesma ordem de sua lista.
Como faço para acertar o estoque?
• Ex: Se o estoque diz que você tem de ter quatro latas de atum e na prateleira ainda existe um, você marca que naquele mês terá de comprar três latas para repor o estoque. E assim subsequentemente com todos os itens.
Além da verificação do que está faltando no estoque veja nas anotações feitas por sua funcionária no correr do mês se algum item precisa ser comprado em maior quantidade. Aumente-o no estoque.
Agora é hora de ajustar o estoque.
Aos poucos você vai vendo que alguns ingredientes estão sempre sobrando no estoque. Diminua sua quantidade.
Você tem em mente o que gasta em sua casa em um mês. No primeiro mês você ajustou o que estava faltando no estoque para um mês. Depois de alguns meses ajustou o que tinha demais no estoque para um mês. Pronto! Dentro do mês não vai faltar nada.
Se isto não ocorrer, veja com sua funcionária o que está acontecendo. Este é um bom jeito de se controlar o estoque de mantimentos em sua casa.
O dia anterior de fazer a compra de mês é à hora ideal para limpar as prateleiras e as embalagens também, isto é, fazer uma faxina na despensa.
Quando a compra chegar, a despensa está em ordem e limpa.
Apenas não esqueça que os mantimentos que já estavam no seu armário devem ser colocados em uma posição para serem usados primeiro. Assim suas datas de validade nunca estarão vencidas.
Organize suas compras e relaxe.