6 passos para motivar seus funcionários e alavancar sua empresa
Motivação é um dos temas que mais chamam a atenção quando se trata de gestão de pessoas dentro de uma empresa.
Qualquer líder que se preze está sempre em busca de soluções para tornar as equipes mais motivadas e engajadas, pois sabem que dessa forma, tirarão o que há de melhor em produtividade, foco e comprometimento de seus colaboradores. Ter consciência disso é um grande passo, mas como motivar de forma correta?
Antigamente, uma forma de motivação muito utilizada pelas empresas era o retorno financeiro. No entanto, pesquisa recente divulgada pela Catho Online aponta que os fatores que mais mantém os profissionais motivados no trabalho, estão ligados ao bom relacionamento com as pessoas no trabalho, reconhecimento profissional, e ter a possibilidade de trabalhar com o que se gosta. Salário e acúmulo de capital, não aparecem nem entre os cinco principais fatores de motivação.
Não adianta investir em RH, cargos e salários sem se envolver com o que mais importa: pessoas. O que as pessoas querem é motivação, vontade de acordar e fazer o trajeto para o trabalho com alegria e animação. Para Eduardo Kruger, sócio daInformat, é isso que motiva as pessoas. “Eu acredito que, antes de contratar uma consultoria de RH, todo gestor pode se atentar a alguns pontos, que geralmente custam muito pouco e podem gerar ótimos resultados, relacionados à motivação de pessoas em uma empresa”, afirma o gestor.
Para que os empreendedores consigam motivar seus colaboradores de forma eficaz e inteligente, Kruger separou pontos importantes que merecem atenção:
– Invista na qualidade de vida das pessoas: em um mercado que busca por pessoas criativas, que fazem diferença no lugar onde estão. Por isso, se você quer equipes motivadas, envolvidas com seu trabalho, criativas, que opinam, sugerem, criticam, e apontam melhorias, crie um ambiente de trabalho onde as pessoas gostem de estar e passar a maior parte do dia. Investir em áreas de lazer e convívio comum, com sofás confortáveis, mesa de bilhar, e puffs em salas de reunião; pode tornar o ambiente mais descontraído e favorável para que os colaboradores expressem suas opiniões, e contribuam com ideias inovadoras;
– Construa uma hierarquia horizontal: ter um plano de carreira estruturado, epolíticas de cargos e salários bem definidas, são importantes para qualquerorganização. Mas, se uma pessoa não consegue ter contato imediato com seusgestores, e não se sente próximo aos seus líderes, vai automaticamente se sentir distanciado da empresa;
– Permita horários flexíveis de trabalho: dentro do planejamento previamente estabelecido pela empresa, permita que as equipes façam seu horário de trabalho. Tente focar esforços no cumprimento de metas e avaliações por meritocracia, ao invés de ficar monitorando quanto tempo as pessoas ficam batendo papo no cafezinho. A maioria das atividades, de qualquer empresa, envolve criatividade, e criatividade é desenvolvida durante todo o dia, inclusive no cafezinho. Se uma equipe é mais produtiva trabalhando no período da tarde, crie mecanismos para que possam trabalhar neste horário. Qualquer equipe ficará mais motivada, trabalhando no horário em que é mais produtiva;
– Não dê ordens, compartilhe responsabilidades: ajude seus colaboradores a entenderem quais as dificuldades e problemas precisam ser resolvidos. A maioria dosprofissionais, principalmente da geração Y, adoram assumir responsabilidades e desafios. Permita que as pessoas possam enfrentar os problemas da empresa, e tenham liberdade para poder ajudar com soluções;
– Promova uma comunicação efetiva: você apenas poderá criar qualquer expectativa sobre um funcionário, se ele souber o que a instituição onde ele atua, espera dele no ambiente de trabalho.
Então, invista na geração de ciclos de feedbackentre funcionários e gestores, para que todos tenham uma visão clara da estratégia e metas da empresa. Na maioria das vezes, não é necessário implantar sistemas defeedback complexos, mas sim, incentivar uma cultura em que gestores, líderes e liderados tenham liberdade para conversar de maneira mais informal, permitindo que informações importantes sejam compartilhadas naturalmente entre todos;
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