Não corra se ainda não sabe andar direito
Tem gente que se empolga e quer organizar o guarda-roupa inteiro em um só dia. Sei que é comum, mas é extremamente desnecessário. O segredo é fazer tudo aos pouquinhos, nem que seja uma coisa por dia.
Fazer tudo de uma vez associará a organização a um estado estafante, e não precisa ser assim.
Boa sorte e bom final de semana!
Lembre-se simplesmente organizar!
Dois no escritório! Cada um na sua mesa e pertinho!
O velho ditado é verdade: não há força nos números. Quando um objeto simples é acoplado com um companheiro de correspondência (ou agrupadas com uma poucos irmãos), o seu estilo e utilidade multiplicar exponencialmente.
Com essa matemática simples que você pode fazer originais, personalizáveis, acessíveis e desenhos que se encaixam perfeitamente em sua casa.
Que sorte, o azar: Você tem espaço para um escritório em casa … mas você tem que compartilhar. A opinião popular prescreve utilizando a mesma mesa ou revestimento dois contra um muro, mas cara a cara é muito mais divertido: Esta estação de trabalho cria duas zonas sem quebrar o quarto. Light (e iluminação) fluir livremente; paredes são deixadas abertas para livros.
Vamos ganhar prêmios com nossa organização?
Não compre mais nada para você até cumprir um determinado número de metas. Divirta-se com isso! Estabeleça que, a cada tarefa mais complicadinha de fazer, você terá alguma recompensa. Pode ser dormir 1 hora a mais em uma noite, passear no parque no final de semana, comprar algo que realmente queira, enfim, o que você quiser. Mas tem que ser proporcional. Não compre uma tv de plasma só porque organizou a gaveta de canetas.
Organizar até a relação! Final de ano é a hora!
Têm mais coisas que nos enlouquecem nessa época, correios, trânsito, filas, amigo secreto…
Ergonomia! Organize sua postura para organizar sua vida!
Ergonomia é o estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem. Ela tem relação direta com objetivos como a produtividade, eficiência, conforto no local de trabalho e prevenção de doenças ocupacionais como a LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Ergonomia: 5 dicas essenciais
1.Tenha espaço: sua área de trabalho deve ter espaço suficiente para você e para os seus documentos e outros objetos de trabalho. Nada de trabalhar com as pernas pressionadas contra o tampo, o apoio ou o fundo da mesa, nem de se contorcer ou dar voltas para entrar ou mudar de posição, e muito menos de malabarismos para “fazer caber” todos os seus instrumentos de trabalho sobre a mesa.
2.Teclado e mouse: se você ainda não sabe, aprenda a digitar como profissional, pois as técnicas herdadas da datilografia otimizam os movimentos. Posicione seu teclado em uma altura confortável -geralmente se recomenda que o seu cotovelo fique dobrado em ângulo reto, e o punho neutro (”reto”), portanto o teclado deve estar pouco abaixo da altura do cotovelo. Mesa com altura e posição reguláveis para o teclado é um luxo que você deve procurar ter, assim como teclados com posicionamento e distribuição de teclas que considerem a ergonomia. O mouse deve estar apoiado na mesma superfície do teclado, para reduzir a tração necessária para movimentar o braço até ele. Use as configurações do sistema operacional para obter conforto na movimentação do mouse. Se puder, experimente o uso de trackballs ou trackpads como substitutos do mouse.
3.Temperatura: Em escritórios onde trabalham várias pessoas e há ar condicionado, as discussões sobre a regulagem dele são constantes. O melhor é definir uma temperatura padrão. No Brasil, costuma-se adotar como temperatura ideal para ambientes refrigerados no verão o intervalo entre 24 e 26 graus, e no inverno (quando há aquecimento) 20 a 22 graus. Façam uma vaquinha, comprem um termômetro e resolvam a questão de forma definitiva!
4.Monitor: Posicione seu monitor entre 45cm e 70cm de distância em relação a seus olhos, nunca acima da linha de visão quando confortavelmente sentado com boa postura. Procure ter um suporte de monitor que permita reconfiguração fácil de ângulo e altura sempre que necessário, e lembre-se de fazer pausas, piscando intencionalmente e olhando para objetos a mais de 6m de distância, regularmente. Posicione o monitor de forma a remover a incidência de reflexos visíveis de janelas e lâmpadas, e regule o tamanho das letras e controles de forma a enxergá-los sem esforço.
5.Notebooks: A conveniência de usar o notebook sobre as mais variadas superfícies (incluindo o seu colo) pode e deve ser aproveitada sempre que necessário. Mas se você o usa como instrumento de trabalho diário, o melhor é colocá-lo sobre a mesa e tratá-lo como um computador qualquer, preferencialmente providenciando um teclado e mouse externos, para poder posicioná-los de forma independente da tela, preservando assim as alturas e distâncias corretas.
Fichário para organizar sua casa e sua rotina!
- tamanho de roupas, número dos sapatos etc
- ideias para presentes
- informações pessoais de cada membro
- datas importantes (aniversários, comemorações)
- idéias para festas de aniversário
- sites, livros, filmes, programas de tv legais para a família
- lista de DVDs para alugar
- horários e calendários escolares
- cardápios semanais
- informações sobre a escola
- listas de tarefas diárias, semanais, mensais etc
- agenda de faxina da casa
- inventário da casa
- idéias para decoração e reformas
- planejamento de festas
- cronograma para manutenção do carro
- dicas domésticas gerais
- endereços de brechós, reciclagem de lixo etc
- planejamento semanal de cardápios
- listas de compras
- formulários de comparação de preços
- inventário do freezer e da despensa
- receitas
- contas a pagar
- extratos bancários
- orçamento e lista de despesas
- lista de cartões de crédito
- informações sobre seguros
- inventário do cofre
- informações sobre investimentos
- assinaturas de jornais e revistas
- informações sobre garantias de produtos
- documentos do carro
- lista de primeiros socorros
- histórico médico das crianças
- controle de dietas
- registros de exames e pressão arterial
- lista de informações médicas de cada membro da família
- endereços e telefones para emergências médicas
- registro de receitas de medicamentos
- registros sobre a saúde dos animais de estimação
- planejamento de passeios
- planejamento de viagens
- lista do que levar em viagens específicas
- lista de providências necessárias antes de viagens
- lista para acampamentos
- lista de idéias para as férias
- horários relacionados a religião (missas etc)*
- inventário de materiais para artesanato
- livros para ler, filmes para assistir etc
- calendário de aniversários da família e de amigos
- planejamento de festas de aniversário
- lista de presentes de Natal
- lista de cartões de Natal
- planejamento dos cardápios de festas
- inventário das decorações para festas
- lista de enfeites a fazer
- lista de “presentes a fazer”
- inventário de presentes já comprados.
Como organizar seus arquivos no escritório
Nem tudo é informática. O escritório sem papel – em nossa opinião – é uma utopia. Portanto, seja craque no assunto “Arquivamento”, tanto para a execução do trabalho quanto para a orientação de sua eventual assessora/equipe. Periodicamente você obterá nesta pasta do nosso site algumas dicas valiosas para uma boa prestação de serviços nesta área.
Comecemos por alguns itens que podem aumentar sua produtividade e a qualidade do trabalho:
1) Padronização: Este é um item vital para garantir produtividade e qualidade. Separe cada assunto por cores. Pastas e etiquetas iguais para os mesmos temas. Garanta que haja títulos claros e procure manter um padrão inclusive nos tipos de letras usadas. Rotule pastas, gavetas e armários com etiquetas de boa qualidade.
2) Planejamento: Separe toda a papelada e documentação previamente. Se for necessário um tempo antes do arquivamento. Deixe tudo separado por clipes com indicações claras do local destinado para arquivo.
3) Regularidade: Não deixe acumular a papelada. Mantendo um sistema de arquivo diário você e seus colaboradores e colegas vão se sentir melhor. O acúmulo de papéis sem arquivo aumenta o risco de perdas e conturba o ambiente.
4) Pastas: Dê preferência às pastas tipo caixa. É mais fácil a identificação e o posicionamento. Faça uso também das pastas suspensas. Aplique subtítulos, dividindo em seções, por assunto.
5) Tamanhos: Evite sobrecarregar pastas de forma a que elas mal possam ser arquivadas. Procure manter pastas de até 3 cm de espessura na quantidade de papéis.
6) Atualização: Descubra um sistema de atualização, de tal forma que você possa periodicamente fazer uma “limpeza” e não sobrecarregar o arquivo. Veja se há papéis cujo conteúdo está no computador e, portanto, dependendo do caso, ele é desnecessário.