Geladeira: arrumação
Geladeira: limpeza
Brinquedos
1. Tire todos os brinquedos para fora dos armários;
2. Separem por estilos, como jogos, bonecos, carrinhos, bolas, etc.
3. Coloque cada tipo em uma caixa, de cores diferentes ou transparentes. Se possível com tampa.
5. Coloque no armário, observando os de uso freqüentes mais acessíveis.
6. Faça uma “limpa” nos brinquedos uma vez ao ano, retirado os que não são utilizados, dando-os, e concertando os quebrados, evitando assim guardar coisas não úteis.
Sendo assim vamos ter um armário de fácil manuseio e de fácil re-organização.
Bom dia!
Organização
Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Ou melhor, dizendo, a organização de uma casa depende de todos que nela ficam, pois cada “coisa” tem o seu lugar e tem que voltar para o lugar de onde saiu.
Depois de cada “coisa” no seu devido lugar você vai ter menos tempo gasto na hora de guardar roupas, acessórios, utensílios de cozinha, dispensa e muito mais. Ganhando mais espaço para seus objetos, conforto, praticidade no dia-a-dia, tempo para curtir a família e principalmente mais qualidade de vida!
Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para algumas pessoa.
Para que tudo issso aconteça precisamos fazer a utilização dos 5S, que são usados na administração e muito bem aplicado na hora de organizar um espaço na sua casa, vamos ver:
1. SEIRI que corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário.
2. SEITON que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário.
3. SEISO que significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas.
4. SEIKETSU que significa asseio, padronização, higiene, e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam.
5. SHITSUKE que significa disciplina, com o cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo.
Os cinco S somente terão sucesso se forem praticados de forma sistemática e contínua, bem como sejam resultado do consenso do grupo envolvido neste processo.
Lembre bem cada coisa tem seu lugar e tem que voltar sempre para lá. Isso é essencial para que se tenha uma manutenção da organização.
Boa sorte e vamos ao trabalho!
Os dez mandamentos da organização
Controles remotos, remédios, documentos, material escolar, pilhas e baterias, manuais de aparelhos eletrônicos e assim por diante…
2. “Determine lugares certos para cada tipo de objeto.”.
Determine o local de cada objeto priorizando que fique o mais próximo possível de onde serão usados. Assim ficara mais fácil malte sempre no mesmo lugar e seguir sua própria regra…
3. “Doe, venda, recicle ou jogue no lixo.”.
Devemos tentar seguir
Bom dia!
Cabide
Temos vários tipos de cabides e de vários materiais. Podemos usar os que já temos em casa, observando que no armário todos os ganchinhos têm que ficar virado para o mesmo lado, para dentro do armário.
Calças
Os cabides que tem um pregador são bem utilizados para saias, mais podemos também usar na bainha de calças jeans ou de sarja, para ocupar menos espaço nos armários, lógico se a altura for ideal para que não fique arrastando no fundo do armário. As calças que marcam com o pregador coloquem dobradas pelo meio e, pendure sempre com o gancho do cavalo voltado para o fundo do armário, prefira cabides com hastes curtas para pendurar as calças, evitando que amassem, para as calças não escorregarem, cole bolinhas de feltro na haste do cabide. Cabides de calças com vários apoios, são bem útil para o mesmo tipo de calça, para que você não esqueça de peças sem usar por muito tempo.
Cabides de terno são úteis para terno e se não for de uso freqüente colocar sempre nas capas, observado na hora de guardar não guardar com manchas ou cheiros forte, para que na próxima vez que for usar não tenha uma desagradável surpresa. Conserve junto às peças dos conjuntos em cabides com prensa e prenda a calça ou a saia pela cintura.
Casacos, estes são guardados pendurados os que não deformam, e sempre utilizar cabides de base mais largas para não marcar. Anatômico nos ombros é o ideal para peças estruturadas. Ombreira de plástico removível é o acessório utilizado em cabides cromados para amenizar os vincos. Cole espumas nas laterais do cabide, isso ajuda a não marcar/vincar a roupa. O cabide não marca a roupa e sim o peso da roupa.
Camisas de malha são uma boa alternativa em armário de crianças e adolescentes, pois fica uma melhor organização. Já as camisas de adultos se possível é melhor ficarem nas gavetas, só abrindo uma brecha para camisas de gola pólo que dificilmente deformam. Frente-única, corselet e tomara-que-caia: pendure-osde cabeça para baixo em cabides de saias.
Vestidos podem ser pendurados pelas mangas se for um armário alto senão, utiliza o cabide com espuma ou pvc, para não marcar e coloque-o dobrado no meio para que não arraste.
Bermudas e Saias
Bermudas não podem ser penduradas pela bainha, se forem muitos finas, se forem de tecido leve ou mole o ideal é que fiquem em gavetas. Pendure no máximo duas peças de cores similares, assim o manuseio é fácil e não compromete a qualidade da roupa, prefira presilhas cromadas, as de plástico ficam frouxas com o tempo, para que a roupa não fique marcada, cole um pedaço de silicone ou feltro na parte interna dos pregadores.
Se possível tenha sempre um pouco de cabides sobrando, para peças adquiridas posteriormente. Não tem cabide bom ou ruim, mais o melhor seria em primeiro lugar os de metal cromados que não mancha as roupas de forma nenhuma.
Cada coisa no seu lugar
- Colocar as coisas com menos uso num saco plástico azul para não amarelar;
- Guardar calcinha e cueca enrolados na gaveta para ganhar espaço;
- Não guardar roupa com cheiro ou manchada;
- Limpar os sapatos antes de colocá-los nas gavetas;
- Dar o que você não estiver usando há um ano;
- Vale até fazer um bazar para trocar peças com as amigas.
Está é a capa da revista
Boa semana para todos!